Fevereiro: Mês de Conscientização da Visão Subnormal
Fevereiro é o Mês de Conscientização da Visão Subnormal, dedicado a informar sobre a deficiência visual que não pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou outros tratamentos como medicamentos ou cirurgia. Isso dificulta milhões de pessoas de realizar atividades diárias, como se locomover, ler ou cozinhar.
A boa notícia é que os serviços de reabilitação visual podem ajudar pessoas com deficiência visual a aproveitar ao máximo a visão que possuem — e continuar fazendo as coisas que amam!
A reabilitação visual abrange estratégias e auxílios para ajudar as pessoas a maximizarem sua visão restante. O plano de reabilitação é desenvolvido por uma equipe de profissionais onde o objetivo é adequar um programa que atenda às necessidades específicas do paciente, seja melhorar a capacidade de ler, gerenciar tarefas domésticas ou viajar com segurança.
Dispositivos de baixa visão, como lupas especiais, materiais com letras grandes, lâmpadas de alta intensidade ou sistemas eletrônicos que ampliam ou realçam textos e imagens, são um componente chave da reabilitação visual. Além disso, auxílios não ópticos, como livros em áudio e softwares de reconhecimento de voz, também podem fazer parte da solução, permitindo que aqueles com perda de visão participem de atividades que gostem e completem tarefas de maneira mais eficiente.
Treinamento e educação em reabilitação visual capacitam os pacientes a usarem sua visão residual de forma eficaz. O processo de reabilitação também foca no aspecto emocional da perda de visão, fornecendo suporte e aconselhamento para ajudar os pacientes a se adaptarem.
Especialistas ressaltam a importância da intervenção precoce e aconselham que aqueles com perda de visão significativa busquem orientação de um oftalmologista especializado em visão subnormal para explorar opções de reabilitação. Há vários tipos desses serviços, e conversar com seu oftalmologista pode ajudar a identificar quais são adequados para você. Estes serviços fornecem habilidades e recursos para gerenciar a vida diária e manter sua independência!