Segurança no Trânsito e a Saúde Ocular
Coordenado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo é uma oportunidade para todos contribuírem para a construção de um trânsito mais seguro e humano. O amarelo foi escolhido pois simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
Paz no Trânsito Começa por Você
O lema da campanha em 2024 é “Paz no trânsito começa por você”. Aqui estão algumas das recomendações mais conhecidas para você contribuir para uma maior segurança no trânsito para todos:
- Nunca dirija após consumir bebidas alcoólicas ou qualquer entorpecente, incluindo remédios com prescrição que alterem o seu nível de alerta e capacidade de reação.
- Sempre use o cinto de segurança, valendo para todos os passageiros do veículo.
- Evite dirigir em caso de sonolência, fadiga, e em condições climáticas adversas.
- Não use celular enquanto estiver dirigindo.
E Quanto à Visão?
A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, especialmente quando se trata de dirigir um veículo, ajudando a prevenir acidentes. Miopia, hipermetropia e astigmatismo podem afetar negativamente a capacidade de um motorista de enxergar corretamente e reagir a tempo a situações de trânsito. Além disso, doenças oculares, como catarata e glaucoma, podem reduzir a visão periférica e prejudicar a capacidade de julgamento de distância e velocidade, principalmente em condições de baixa visibilidade, como à noite ou na presença de chuva e/ou neblina intensa.
O comprometimento da saúde visual foi responsável por 1,659 sinistros de trânsito em rodovias federais, entre 2016 e 2019.
Estatísticas de Visão e Trânsito no Brasil
Atualmente no Brasil são 20,7 milhões de motoristas e motociclistas que não podem dirigir se não estiverem fazendo uso de óculos ou lentes de contato, quase um terço da população habilitada a dirigir! Outros 332 mil têm restrições associadas à visão (cegueira de um dos olhos), e 102 mil condutores não podem dirigir após o pôr do sol. O comprometimento da saúde visual foi responsável por 1.659 sinistros de trânsito em rodovias federais, entre 2016 e 2019, mostrando como a saúde dos olhos afeta diretamente a segurança no trânsito.
Prevenção e Orientação: A Importância do Exame Oftalmológico
É importante lembrar que pessoas com baixa visão ou que precisam de lentes corretivas podem sim dirigir. O importante é ser preventivo, diagnosticando, tratando quando possível, e sempre orientando o portador de deficiência sobre suas limitações. No exame para a concessão ou renovação da CNH, o especialista analisa as condições do candidato de conduzir um veículo sem oferecer perigo para outros motoristas, passageiros e pedestres. São analisadas a acuidade visual, o campo de visão, a capacidade do candidato de enxergar à noite e reagir prontamente – com resposta rápida e segura ao ofuscamento provocado pelos faróis dos demais veículos – e a capacidade de reconhecer as luzes e suas posições nos semáforos.
Estar em dia com seu exame oftalmológico anual é importante não só para manter a saúde dos seus olhos, mas também para deixar o trânsito mais seguro para todos!
Fontes:
https://www.onsv.org.br/maioamarelo/conheca-o-movimento
https://hopr.com.br/a-saude-dos-olhos-e-a-seguranca-no-transito-andam-juntas/