31 de Maio: Dia Mundial Sem Tabaco

Todos os anos, no dia 31 de maio, a OMS e seus parceiros em todo o mundo comemoram o Dia Mundial Sem Tabaco, destacando os riscos à saúde associados ao uso do tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir seu consumo.

Há 1,3 bilhão de usuários de tabaco em todo o mundo.

O tabagismo é uma preocupação global de saúde pública ligada a diversas doenças crônicas. O tabaco é o único produto de consumo legal que mata até metade de seus usuários quando usado exatamente de acordo com as instruções do fabricante. O uso do tabaco é responsável pela morte de um em cada 10 adultos, totalizando cerca de 8 milhões de pessoas por ano (incluindo mais de 1 milhão de não fumantes expostos ao fumo passivo), sendo assim a causa de morte mais evitável em todo o mundo!

Como o Tabagismo Pode Afetar a Visão

Enquanto seus efeitos sobre a saúde pulmonar e cardiovascular são bem conhecidos, o tabagismo também tem impactos significativos, muitas vezes negligenciados, na saúde ocular. A fumaça do cigarro contém uma mistura de constituintes nocivos, incluindo nicotina e produtos químicos tóxicos. Essas substâncias permeiam a corrente sanguínea e alcançam os tecidos oculares, causando estresse oxidativo e inflamação. Esses processos são centrais para o desenvolvimento de várias doenças oculares.

A fumaça do cigarro contém uma mistura de constituintes nocivos, incluindo nicotina e produtos químicos tóxicos. Essas substâncias permeiam a corrente sanguínea e alcançam os tecidos oculares, causando estresse oxidativo e inflamação.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI é uma das principais causas de perda de visão, fortemente associada ao tabagismo. Os fumantes enfrentam um risco maior de DMRI tanto precoce quanto avançada. Os compostos nocivos da fumaça do cigarro desestabilizam o equilíbrio delicado do ambiente ocular, levando a mudanças patológicas na retina e mácula. Estudos demonstram que o estresse oxidativo, a inflamação e os danos vasculares são mecanismos-chave pelos quais o hábito de fumar contribui para a progressão da DMRI.

Catarata

A catarata, caracterizada pela opacificação do cristalino, desenvolve-se mais cedo e progride mais rapidamente em fumantes. Os produtos químicos relacionados ao cigarro, o estresse oxidativo no cristalino e os níveis reduzidos de antioxidantes entre os fumantes contribuem para a progressão das cataratas.

Glaucoma

O glaucoma, uma das principais causas de cegueira globalmente, está ligado ao tabagismo. Pesquisas indicam que o tabagismo pode aumentar a pressão intraocular, um fator de risco significativo para o dano progressivo ao nervo óptico no glaucoma de ângulo aberto. Embora os mecanismos exatos não sejam completamente compreendidos, acredita-se que o estresse oxidativo e a disfunção vascular também desempenhem um papel.

Olho Seco

A síndrome do olho seco, marcada por produção inadequada de lágrimas ou baixa qualidade lacrimal, é mais prevalente entre os fumantes. As substâncias tóxicas na fumaça do cigarro podem alterar a composição do filme lacrimal, aumentando a evaporação das lágrimas e a inflamação. Isso leva a sintomas como secura, irritação e visão embaçada.

Conclusão

O tabagismo representa um risco significativo para a saúde ocular, contribuindo para doenças como DMRI, catarata, glaucoma e síndrome do olho seco. O estresse oxidativo, a inflamação e os danos vasculares causados pelo cigarro ressaltam a importância da conscientização e promover a cessação do tabagismo, para proteger a saúde ocular e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Enquanto as empresas de tabaco gastam mais de 8 bilhões de dólares por ano em marketing e publicidade, nós continuamos nosso trabalho de formiguinha expondo os riscos do cigarro para a sua saúde.

Faça a sua parte e compartilhe esse conteúdo para ajudar a divulgar essa mensagem super importante para a nossa saúde!


O estresse oxidativo, a inflamação e os danos vasculares causados pelo cigarro ressaltam a importância da conscientização e promover a cessação do tabagismo, para proteger a saúde ocular e melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Fontes:

  1. https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco-2024
  2. Kulkarni A, Banait S. Through the Smoke: An In-Depth Review on Cigarette Smoking and Its Impact on Ocular Health. Cureus. 2023 Oct 27;15(10):e47779.