Abril Verde: campanha pela saúde e segurança no trabalho
Abril não é só o mês de conscientização sobre a prevenção da cegueira. Abril Verde é uma campanha voltada para a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. O dia 28 de abril é dedicado à memória das vítimas desses acidentes e doenças, enfatizando a importância da reflexão e da ação conjunta de instituições, empresas e trabalhadores para reduzir a incidência de acidentes no Brasil.
No Brasil, a Previdência Social registrou 7.506.055 acidentes de trabalho de 2011 a 2022, com homens representando 5.050.836 e mulheres 2.447.812 casos. Em 2011, a taxa de acidentes masculina foi de 70,86%, caindo para 64,16% em 2022, enquanto a feminina aumentou de 29,14% para 35,84% no mesmo período. Esse aumento de 22% nos acidentes de trabalho entre mulheres e a redução de quase 10% entre homens sugerem uma maior participação feminina no mercado de trabalho.
Quão Comuns São as Lesões Oculares no Trabalho?
Lesões oculares no trabalho são mais comuns do que se imagina. De acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho dos EUA, quase 20.000 lesões oculares ocorrem no ambiente de trabalho a cada ano e frequentemente exigem um ou mais dias de falta ao trabalho para recuperação. Essas lesões variam de simples tensão ocular a traumas graves que podem causar danos oculares permanentes ou perda de visão.
Lesões oculares no ambiente de trabalho custam cerca de $300 milhões por ano em compensações trabalhistas, tratamento médico e perda de produtividade, de acordo com a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA).
Quais São os Trabalhos Mais Perigosos para Seus Olhos?
Os tipos de trabalho que mais frequentemente causam acidentes oculares sao aqueles que expõe os seus olhos a perigos como:
- Cacos de metal ou vidro voando;
- Ferramentas que podem escorregar ou falhar;
- Partículas como farpas de madeira, fragmentos de metal e areia;
- Produtos químicos;
- Qualquer combinação desses ou outros perigos como luz intensa ou radiação.
Quais os tipos mais comuns de lesão ocular relacionada ao trabalho?
As lesões oculares relacionadas ao trabalho são categorizadas em:
- Lesões traumáticas, como trauma contuso direto ou penetrante no globo ocular ou estruturas circundantes (por exemplo, pálpebras, ossos orbitais)
- Lesões por exposição, como lesões oculares causadas por exposição a ácido ou álcali, calor (lesões térmicas), luz ultravioleta e/ou luz laser
Lesão ocular contusa pode ocorrer quando ferramentas escorregam ou falham e atingem o globo ocular. Trauma contuso direto no globo ocular pode resultar na formação de um hifema (hemorragia da câmara anterior do olho). Um trauma contuso grave pode resultar no desenvolvimento de hemorragia retrobulbar e síndrome do compartimento orbital — uma emergência médica que ameaça a visão e requer tratamento imediato.
Lesões oculares relacionadas ao trabalho também incluem abrasões corneanas e corpos estranhos, lesões esclerais, lacerações nas pálpebras e margens palpebrais, lesão do aparelho lacrimal e laceração do globo. Lesões penetrantes podem resultar em um corpo estranho intraocular.
Queimaduras por álcalis e ácido hidrofluorídrico tendem a ser mais graves do que outras queimaduras ácidas porque penetram mais profundamente nos tecidos moles.
Qual é o Melhor Equipamento de Proteção Ocular?
A coisa mais importante que você pode fazer para proteger sua visão no trabalho é sempre usar equipamentos de proteção ocular adequados. O equipamento que você precisa depende dos perigos a que você esta exposto. Alguns exemplos:
- Óculos de segurança com proteção lateral (protetores laterais) se você trabalha com partículas, objetos voadores ou muita poeira;
- Óculos de proteção se você manuseia produtos químicos;
- Óculos de segurança, óculos de proteção, protetores faciais ou capacetes especialmente projetados se você trabalha perto de radiação perigosa, solda, lasers ou fibra óptica.
Todo equipamento de proteção ocular deve estar em conformidade com as regulamentações e padrões nacionais para proteção ocular e facial. Importante tambem atentar para os tipos de lentes de filtro necessárias para atividades específicas de soldagem e corte e sobre o perigo de irritação ocular pelos fumos de solda também
Investir em iniciativas de prevenção de incidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho é capaz de assegurar um ambiente laboral mais seguro e saudável!
Fontes:
https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/injuries-work