Abril Marrom: Mês de Conscientização Sobre a Cegueira
O Abril Marrom é uma campanha de conscientização que destaca a importância da prevenção e do combate às diversas causas de cegueira. Este mês é dedicado à educação sobre as condições oftalmológicas que podem levar à perda da visão e enfatiza a importância dos cuidados regulares com a saúde ocular, visando não apenas a detecção precoce de doenças, mas também a promoção de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual.
90% dos casos de perda de visão são por causas evitáveis
Globalmente, 1,1 bilhão de pessoas estavam vivendo com perda de visão em 2020:
- 43 milhões de pessoas são cegas
- 295 milhões de pessoas têm deficiência visual moderada a grave
- 258 milhões de pessoas têm deficiência visual leve
- 510 milhões de pessoas têm problemas de visão de perto
Quando você inclui todas as formas e níveis de perda de visão, 90% dos casos de perda de visão são por causas evitáveis. De todas as causas, vale ressaltar os erros de refração não corrigidos, por ser a maior causa de perda de visão (todos os níveis) e a catarata, que é a maior causa de cegueira no mundo
90% dos casos de perda de visão são preveníveis ou tratáveis
Pelo menos 771 milhões de pessoas têm perda de visão que pode ser prevenida ou tratada, sendo o erro refrativo não corrigido a maior causa de perda de visão:
- 161 milhões de pessoas vivem com deficiência visual à distância ou cegueira devido a erros de refração não corrigidos
- 510 milhões de pessoas vivem com deficiência visual de perto, devido a falta de óculos.
Para essas pessoas, a visão pode ser restaurada com óculos adequados, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Para as 100 milhões de pessoas que têm perda de visão devido à catarata, 17 milhões de pessoas são cegas, e outras 83 milhões de pessoas apresentam deficiência visual. Para essas pessoas, a visão pode ser restaurada com cirurgia de catarata e implantação de uma lente intraocular.
A perda de visão está ligada à desvantagem socioeconômica
90% das pessoas com perda de visão vivem em países de baixa e média renda, o que explica o porque de termos tantas pessoas vivendo com baixa visual devido a falta de tratamento. Existem também 77 milhões de pessoas com perda de visão que requerem gerenciamento e tratamento contínuos, para condições como degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e retinopatia diabética.
Os tratamentos oftalmológicos são viáveis e têm custo-efetividade
Felizmente, o tratamento das maiores causa de cegueira são intervenções altamente custo-efetivas para restauração da visão e oferecem um potencial enorme para melhorar a perspectiva econômica de indivíduos e nações. A cirurgia de catarata e os óculos para correção de erro refrativo estão entre as intervenções de saúde mais custo-efetivas disponíveis. É crucial abordar essas disparidades e melhorar o acesso a tratamentos que não apenas salvam a visão, mas também transformam vidas, fortalecendo economias e comunidades.