Curtir um pôr do sol pode causar cegueira!

Com o verão bombando, a maioria dos brasileiros continua a aproveitar cada minuto de sol e praia. Todo mundo sabe que olhar diretamente para o sol não é uma boa idéia, mas, ao mesmo tempo, quem não curte aquele lindo pôr do sol para finalizar um belo dia de verão?

Contemplar um belo pôr do sol é relaxante, mas não olhe por muito tempo para a estrela mais próxima do nosso planeta porque seus raios podem causar cegueira e outros efeitos colaterais permanentes que mudam a sua vida.

A luz do sol pode afetar a saúde ocular

As primeiras investigações sobre o dano da retina pela luz foram feitas por Czerny (1867), Deutschmann (1882) e Widemark (1893). Cientistas lendários, começando por Galileu, o pai da astronomia, até Meyer-Schwickerath, o pai da fotocoagulação, tragicamente lesionaram seus olhos ao estudar o sol ou pela produção experimental de energia radiante.

A luz solar danifica o olho pois é focada pela córnea e lente na parte central da retina, ou mácula, onde causa uma queimadura que, então, forma uma cicatriz. O nome técnico dessa lesão é retinopatia solar. A retinopatia solar está principalmente associada à observação de eclipses solares e ao olhar religioso para o sol, mas também é descrita em banhos de sol, observação solar telescópica, distúrbios psiquiátricos e uso de drogas psicotrópicas.

Geralmente, leva vários minutos de olhar fixamente para o sol para que seus raios causem danos severos ou cegueira.

O conselho que deixamos é de usar óculos de sol que bloqueiam 100% dos raios ultravioleta e protegem o máximo possível a pele ao redor dos olhos

Quais os sintomas de uma queimadura de retina pelo sol?

Os sintomas comuns incluem visão reduzida, visão distorcida, um ponto cego central na visão de cada olho, pós-imagem ou alteração na visão de cores. O início dos sintomas é tipicamente dentro de 4 a 6 horas após a exposição.

O nível de baixa visual pode variar desde leve até grave, porém felizmente, na maioria dos casos a visão pode voltar ao normal.

Além da retina, o sol também pode afetar a córnea, a superfície frontal transparente do olho. Os sintomas nesse caso podem incluir dor ocular intensa, sensação de corpo estranho no olho, lacrimejamento, fotofobia e vermelhidão. Acompanhamento oftalmológico é fundamental no caso de sintomas, independente da gravidade.

 

Como evitar queimadura ocular pelo sol?

Observar eclipses solares totais e parciais pode levar a danos sérios também, se precauções não forem tomadas para prevenir a cegueira. Óculos de sol comuns, filmes expostos e até um capacete de soldador não são seguros. Para proteger seus olhos do sol, nunca olhe diretamente para ele com olho nu ou com qualquer dispositivo óptico sem filtro, como binóculos ou um telescópio. E os raios solares podem ser mais danosos quando as pessoas estão tomando certos medicamentos.

O conselho que deixamos é de usar óculos de sol que bloqueiam 100% dos raios ultravioleta e protegem o máximo possível a pele ao redor dos olhos. Além disso, usando óculos ou não, nunca olhe para o sol diretamente!

Contemplar um belo pôr do sol é relaxante, mas não olhe por muito tempo para a estrela mais próxima do nosso planeta porque seus raios podem causar cegueira e outros efeitos colaterais permanentes que mudam a sua vida